domingo, 29 de março de 2009

Brincando com o alfabeto

Brincando também se aprende.
Este foi o desafio da turma do Magistério desenvolver atividades com jogos e brincadeiras para a fixação do alfabeto.
As crianças com certeza vão amar e aprender com mais alegria.
Um abraço da profe Queila.

Taci e Indi explicando a brincadeira do quebra cabeça (fichas com desenhos e letras iniciais. O aluno deverá encontrar a peça correta para encaixar ilustração e letra)


Grupo encontrando as peças sob a orientação da Indi


Taci passando nos grupos para verificar o andamento da brincadeira

Marilete explicando a brincadeira do Percurso (tabuleiro com as letras do alfabeto e um dado. Os alunos jogam o dado e avançam as casas até o final do jogo. Ao parar nas letras devem escrever uma palavra que inicie com a letra que pararam)


Brincadeira Colheita da maçã (cada aluno colhe uma maçã com uma letra escrita no verso e deve escrever uma palavra que inicie com a letra para marcar um ponto para sua equipe)Michele Participando da brincadeira.

Delvina explicando a brincadeira do dominó (fichas com desenhos e letras.
os alunos deverão encontrar a ficha e encaixar na letra inicial do desenho)

Marlene auxiliando o grupo na brincadeira


Iane orientando o grupo


Jogo da memória (fichas com desenhos e outras com letras. O aluno deverá encontrar o par entre o desenho e a letra inicial deste)


Michele orientando o grupo para iniciar o jogo.

Fichas (os alunos recebem uma cartela com desenhos e quadrados correspondentes ao número de letras da palavra. Usando o alfabeto móvel deverão montar a palavra e depois ler para a professora.

Inteligências Múltiplas

Segundo o Teórico das inteligência múltiplas, o americano Gardner, temos nove inteligências que podem ser estimuladas e desenvolvidas através da educação: Inteligência Linguística,Matemática, Espacial, Músical, Interpessoal, Intrapessoal, Pictográfica, Naturalista e corporal. A turma do Magistério elaborou atividades para estimular cada uma das inteligências e apresentou para a turma, veja alguns exemplos.
01. Inteligência Musical e corporal (apresentação de música com gestos)
02. Explicação da Indi e da Taci sobre a atividade.
03. Inteligência Interpessoal (formar um círculo. Com um barbante os alunos vão passando a falando um defeito de de um colega. Quando terminam fazem o caminho inverso enrolando o fio e falando qualidades do colega. Desta forma estarão demonstrando se conhecem ou não seus colegas)



quinta-feira, 26 de março de 2009

Dificuldades de aprendizagem

No dia 25 de março tivemos uma palestra com a Psicopedagoga Filomena Canossa.
Ela nos trouxe informações sobre as dificuldades de aprendizagem e como trabalhar com essas crianças que necessitam de uma atenção especial e um trabalho diferenciado a fim de garantir que possam se desenvolver e estarem inseridos no processo de Ensino aprendizagem.
Aprendemos sobre dislexia, disgrafia, discalculia, e TDA/H (Transtorno de déficit de atenção, com ou sem hiperatividade).
Valeu profe Filo, um grande abraço para você.
Profe Queila.