sábado, 18 de julho de 2009

BOAS FÉRIAS


É isso aí gatinhas!
Aproveitem bem estas férias.
Descansem, divirtam-se, namorem bastante.
Espero vocês em agosto
Beijos da Profe Queila.

sábado, 11 de julho de 2009

Literatura infantil

Ler é viajar.
A Literatura Infantil é um ótimo recurso para enriquecer as aulas com a garotada.
Pensando nisso nossa turma escolheu obras literárias, transformando-ás em leituras diferentes através de fichas.
Também organizamos Planos de aula a partir da obras escolhidas.
Vejam as obras que escolhemos:


Com a ajuda de todos este bolo vai ficar uma delícia. O Livro BOLO FOFO escolhido pela Cleide retrata a solidariedade entre os animais e boas lições para a vida


Lendas fazem parte do imaginário e povoam nosso folclore. O Livro NEGRINHO DO PASTOREIO, escolhido pela Delvina retrata uma lenda do Sul onde o trabalho infantil e os maus tratos podem ser pano de fundo para boas discussões em sala de aula.


Este simpático dinossauro é muito consciente e educado. Tem grande preocupação com o meio ambiente e reciclagem do lixo. Estes temas podem ser ponto de partida para o trabalho no Livro QUILINHO, escolhido pela Vanessa.


Esta casa vai ficar linda com a sugestão dos amigos do gato. É assim que se aprende dando valor aos amigos e a bons conselhos, a Marlene caprichou na escolha do Livro CASA FEIA.


Nem sempre os mais velozes serão os vencedores. Um pouco de humildade e respeito ao outro fazem muito bem. A Fábula A LEBRE E A TARTARUGA retrata este lição de vida e a Taíza soube escolher direitinho o seu livro.


Às vezes, o que parece um castigo pode ter suas vantagens. Foi o que aconteceu com o sapo nesta bela história A BOCA DO SAPO, escolhida pela IANE.

A imaginação pode nos fazer viajar, pode nos encantar ou nos assustar. Mas sempre vale a pena sonhar. Linda lição com o livro QUE PERIGO, que foi contado pela Yndyanara.

Muitas vezes temos que fazer algumas escolhas. Estes dois pezinhos sonhadores tinham opiniões e sonhos diferentes, mas no final encontraram um jeito de brilharem juntos. Livro PELEGRINO E PETRÔNIO, escolhido pela Luciane.

Apesar de todos os defeitos o chapéu do rato acabou sendo muito útil. Sempre podemos tirar proveito e ensinamentos de qualquer situação, mesmo dos momentos difíceis pelos quais passamos. Livro O RATO DE CHAPÉU, contado pela Daiane.


Pra tudo na vida há um jeito. No final tudo se resolve. Livro A POMBA COLOMBA, escolhido pela Gessiane relata a tragetória de uma carta chorona que não tinha endereço para chegar ao destino.

PARABÉNS MENINAS.
TODOS OS LIVROS ESTÃO LINDOS.
BEIJOS DA PROFE QUEILA
.

sábado, 4 de julho de 2009

O que não pode faltar?

No trabalho com a educação infantil, em especial com alunos da pré-escola alguns aspectos não podem faltar. Desta forma nossa turma organizou atividades para estimular estas áreas conforme segue:
1. Leitura e escrita
2. Artes
3. Movimento
4. Linguagem oral
5. Brincar

Montando palavras cantadas na música com o alfabeto móvel. Atividade de leitura e escrita.


Acompanhando e localizando palavras na letra da música.



Alunos acompanham a música no CD lendo com o dedinho a letra.



Bingo sonoro. Atividade para estimular a atenção e o trabalho com a arte musical.


Alunos acompanhando e marcando os sons ouvidos no CD



O movimento é fundamental para o desenvolvimento da criança. Atividade da dança da cadeira.



As meninas se divertiram disputando um lugar na cadeira. Foi bem divertido.


A linguagem oral deve ser estimulada desde cedo. Pensando nisso a meninas organizaram uma contação de história dramatizada.


Esta fadinha está mesmo inspirada. Cuidado para não errar na transformação.



Brincar é fundamental na etapa da educação infantil. por isso as meninas organizaram várias brincadeira, para todos os gostos.
Vejam aí o Jogo da velha.


Jogo do percurso. Os dados indicam quantas casas avançar.



Jogo de memória português/inglês.


Mais um jogo de memória. Vejam só como estão concentradas.
Um beijão da profe Queila.